Boa tarde a todos,
Antes de mais, queria endereçar os meus parabens ao Hugo Oliveira, pela brilhante iniciativa da criação de um site e respectivo fórum, verdadeiro ponto de encontro de guarda - redes e treinadores de guarda-redes, felicitando-o ainda pelo sucesso obtido na sua carreira desportiva e pelas iniciativas a nivel de formação de treinadores de gr.
Relativamente à questão da Associação de Treinadores de Guarda Redes, entendo tratar-se de um excelente ideia com vista À dinamização desta classe de técnicos.
Veja-se o exemplo da Ass. Nacional de Treinadores, que apesar de na minha opinião estar um pouco aquém das expectativas, procura de diversas formas contribuir para a dinamização dessa classe, melhoria das suas condições e acima de tudo melhoria da sua imagem.
No futebol português, o treinador de gr sempre foi um elemento secundário das equipas, muitas das vezes as equipas nem sequer tem treinadores de gr, escolhendo um elemento d staff técnico, sem qualquer preparação, para "dar" treino aos gr, desvalorizando essa função.
Felizmente essa ideia retrógada de pensar o futebol começa a sofrer mudanças, e as formações realizadas a nivel de nacional - apesar de ainda serem reduzidas -ajudam imenso na mudança de mentalidades.
No entanto, não se pode parar, é necessário investirmos cada vez mais em formações e nesse aspecto a Federação Portuguesa de Futebol, através do Brassard enquanto coordenador e as Associações Distritais tem um papel fundamental a desempenhar, cabendo-lhes a responsabilidade pela dinamização deste sector do futebol.
Veja-se a titulo de exemplo a diferença entre o número de formações realizadas pelas Associações Distritais e as formações realizadas por clubes ou entidades independentes.